terça-feira, 13 de março de 2012

Educando Com Arte



 Mosaico com material reciclado invadem as escolas.

A criatividade não tem fim, e com a idéia que nada se cria e tudo se transforma não poderia ser diferente com a arte musiva (mosaico), sendo uma técnica que já utiliza o conceito de transformação de diversos materiais ,a reciclagem é uma idéia conhecida por quem faz dessa arte uma paixão, na Europa nos últimos dois séculos as senhoras que tinham como o hobby essa técnica já utilizava a porcelana retirada dos aparelhos de jantares que quebravam ou do azulejos e revestimentos que sobravam da construção de vários palacetes, conchas recolhidas na praia e etc.,  a exemplo da Imperatriz Tereza Cristina que nos deixou um legado dessa arte.

Hoje, vários artistas plásticos e artesãos estão desenvolvendo peças com todo o tipo de material reciclado (tampas de P.E.T, vidro de esmalte, Cd e DVD sem utilidades, plástico colorido e outros). Também sendo aplicado na área de educação com grande sucesso entre os estudantes, que além de aprender colocando a mão na massa faz  o trabalho de arrecadação com toda a comunidade.

Muitos são as escolas que os professores de diversas disciplinas unem-se para o planejamento de grandes gincanas para difundir a idéia que podemos reciclar praticamente quase tudo dentro da comunidade, desenvolver o trabalho de equipe e claro incentivar o gosto pela arte e cultura.

Dêem uma olhada nos links que separei e terão uma grata surpresa com essas experiências, e porque não aplicar isso também em casa juntando os filhos e sobrinhos para fazerem peças como caixa de bijuterias, arcas para colocar brinquedos e etc. com materiais que vocês encontram no dia-a-dia. A idéia já existe vamos colocá-la em pratica?


Nenhum comentário:

Postar um comentário