sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como cultivar orquídeas Phalaenopsis

Como cultivar orquídeas Phalaenopsis

Todos sabem da minha grande paixão por orquídeas e sempre tem um amigo que pergunta: Como posso cuidar daquela orquídea que ganhei no aniversário, dia das mães e etc.. ? Essas são dicas para aquelas orquídeas mais comuns que são as brancas e grandes com um nome pra lá de complicado ¨Phalaenopsis¨ , mas que são lindas e a sua floração acontece várias vezes no ano dependendo é claro dos cuidados com a planta, diferente de outras espécies que mostra a beleza das suas flores apenas uma vez no ano.

Pensando em vocês aqui vão algumas dicas praticas:

  O primeiro passo você já deu que a decisão de vê-lás florindo novamente

  •     Rega: Conhecida por se adaptar bem até em apartamento de centros urbanos, a Phalaenopsis é uma planta que precisa de rega a cada 7-15 dias, dependendo da época e tolera bem temperaturas mais elevadas.;
  •     Ventilação: coloque o vaso num lugar que tenha ventilação, mas não corrente de ar.
  •     Luminosidade: Coloque-a onde tenha pouca luz. Com poucas exceções, não deixe a orquídea receber os raios solares diretamente, a não ser o das primeiras horas da manhã
  •  .   Adubação: adube  quinzenalmente com um produto que tenha a formulação NPK 30-10-10 (Basta pedir na loja de jardinagem e seguir as instruções de uso no frasco)
  •    Composto ou substrato: Com exceção das orquídeas terrestres (normalmente são estrangeiras, as brasileiras são, em geral, espécies de raízes aéreas), elas não gostam de terra e precisam que suas raízes fiquem bem arejadas, portanto não use terra ou pó de xaxim, empregue o xaxim desfibrado, esfagno, carvão vegetal (não serve o de churrasqueira), piaçava, coxim (casca de coco industrializada). Se ela for terrestre, não use terra preta pura, misture-a em partes iguais com xaxim desfibrado e areia lavada. Em qualquer hipótese coloque uma camada de pedra brita, argila expandida ou cacos de vaso no fundo para que a água possa drenar rapidamente.


Um risco que você corre é através dessa primeira orquídea se apaixonar e querer um segundo, terceiro e assim vai são tantas as variedades, cores e tamanhos e um mundo muito vasto das orquídeas.


Um comentário:

  1. Estava pesquisando no Google sobre orquídeas e achei seu blog. Adorei o modo como vc explica. Ganhei uma do meu marido, e estávamos cuidando de forma errada, caiu as folhas e flores. Só ficou uma flor. Mas agora vamos cuidar corretamente!

    Bjos

    ResponderExcluir